Empreende

Curso de resgate de Santa Maria ensina como agir até que o socorro chegue

Luisa Neves

Nós, voltas e amarras, ancoragem, segurança, atendimento pré-hospitalar, ofidismo (ataque por animais peçonhentos). Essas são algumas das técnicas ensinadas aos 26 alunos que participaram do curso Atendimento de Emergência em Matas, oferecido pelo Serviço de Ensino e Treinamentos em Emergências, Resgate e Saúde (Seters), de Santa Maria, no último fim de semana, em Itaara.

Com 12 anos de experiência em hospitais, o enfermeiro André Scremin Quinto veio de Chapecó para buscar conhecimento em resgate na mata.

– Atender emergências em lugares remotos é tratar com situações incomuns ao nosso dia-a-dia. Profissionais de outras áreas também devem fazer cursos de resgate, pois o primeiro atendimento pode salvar uma vida –recomenda.

A estudante Isabella Decezaro está no Ensino Médio e sonha em ser médica. Atenta às instruções, ela entende que precisa saber agir em situação de emergência.

– É o terceiro curso que faço com a Seters. Fiz o Suporte Básico de Vida (SBV) e o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Aprendi a maneira correta de imobilizar a vítima, técnicas de desengasgo e muito mais – comenta.

 Brigadeiraço, uma receita que adoçou a vida da cidade 

 Itaara, RS, Brasil, 07/10/2017.Curso de atendimento e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso.
Foto: Charles Guerra / New Co

A Seters foi criada em 2015, pelo enfermeiro Eduardo de Campos. A empresa é constituída de médicos, enfermeiros, bombeiros, biólogos, técnicos em enfermagem e segurança do trabalho, todos com formação adequada, registro profissional e atuantes em serviços de emergência móvel e fixa da região.

Desde que era aluno do curso Técnico em Enfermagem, Campos desejava aprender mais sobre emergências, mas, à época, faltava-lhe recurso para as qualificações. Desde então, ele se propôs a criar um curso em Santa Maria, com baixo custo e focado na prática. Mais tarde, formado em Enfermagem e com 13 anos de experiência em pronto-atendimento, ele realizou o sonho.

– Em 2015, consegui abrir a empresa que, além de profissionais de saúde, recebe alunos de outras áreas, inclusive crianças e adolescentes de sete a 12 anos – afirma.

Segundo Campos, o objetivo da Seters é que as pessoas aprendam a agir em situações de desespero até o socorro chegar, como analisar o local do acidente e acalmar vítimas e testemunhas com agilidade e eficiência.

O técnico em enfermagem Vinícius Tombezi Nunes procurou a Seters para cumprir a exigência do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS), que solicita qualificação periódica dos profissionais cadastrados.

– Com o amplo conhecimento de Eduardo, aliado ao método prático da Seters, a gente aprende muito mais. Gostei muito do curso de APH dele e dos simulados noturnos – diz.

 Itaara, RS, Brasil, 07/10/2017.Curso de atendimento e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso.
Foto: Charles Guerra / New Co

 Novo restaurante vai oferecer comida típica de Portugal e Itália

O bombeiro civil Cleomar Borges de Medeiros é um dos instrutores da Seters. Ele afirma que o curso intensivo dá base para atendimento em situações críticas, porém, não descarta a necessidade de aprimoramento contínuo.

– Ninguém sai daqui salvando todo mundo, mas a semente fica plantada. Na Seters, os alunos aprendem a formar equipe e trabalhar a confiança mútua em ações de salvamento – explica.

Além de um empreendimento

De acordo com Campos, o objetivo principal da Seters vai além da perspectiva empresarial. O enfermeiro diz que o mais importante é que as pessoas saibam o que fazer, em diferentes situações, até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegar, por exemplo.

– Ainda estamos no começo dessa trajetória. O valor das inscrições serve, principalmente, para cobrir os custos com taxas, alimentação e segurança e aquisição de materiais – afirma.

Campos acredita que é muito frustrante estar diante de uma situação crítica com algum familiar, amigo ou até desconhecido e não saber como agir. Por outro lado, ele afirma que a sensação de poder ajudar alguém, tendo conhecimento básico, é indescritível.

 A empresa

A Seters disponibiliza consultorias, palestras e cursos conforme a solicitação de empresas, hospitais e demais instituições. Os treinamentos englobam situações em áreas da emergência, resgate e saúde, em geral, baseados em protocolos nacionais e internacionais, associados à realidade atual do cenário brasileiro.

Os cursos são destinados a estudantes e profissionais de saúde, conforme a necessidade de cada área. Há também cursos básicos, destinados a qualquer cidadão que deseje adquirir conhecimentos na área de primeiros socorros.

 Após novo aumento do gás, veja dicas para economizar

Cursos oferecidos

_Suporte Básico de Vida (SBV), com ênfase em reanimação cardiopulmonar
_ Atendimento Pré-Hospitalar 100% Trauma (APH), com ênfase em traumas urbanos
_Atendimento ao Trauma e Reanimação Cardiopulmonar em Pediatria
_Emergências Clínicas (Suporte Avançado de Vida)
_ Atendimento de Emergência em Matas (Socorro em Áreas de Difícil Acesso)
_Salva Kids (Primeiros Socorros para crianças de 7 a 12 anos)
_ Valor – De R$ 150 até R$ 450. A carga horária varia de 10 a 60 horas, conforme solicitação ou necessidade do contratante.
_Página – facebook.com/seterstreinamentos
_Telefone – (55) 9915-78679
_ E-mail – [email protected]

 Itaara, RS, Brasil, 07/10/2017.Curso de atendimento e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso.
Foto: Charles Guerra / New Co

Dicas importantes em situações de emergência

_Avalie o local onde a vítima está – Em caso de acidente, pare o trânsito e desligue o carro. Em caso de choque, desligue a chave geral
_ Chame socorro – Números de apoio: 192 (Samu), 193 (Bombeiros). Tente manter a calma e informe com clareza o endereço (rua, bairro, casa/apartamento, numeração)
_ Não manipule a vítima – A manipulação errada pode aumentar uma lesão, principalmente, na coluna vertebral
_Acidentes ofídicos – Remova a vítima em repouso e encaminhe para o Hospital Universitário de Santa Maria, local de referência para estas situações. Lave o local somente com água e sabão e eleve o membro para o veneno não se propagar
_Desengasgo – Se estiver sozinho e a vítima for uma criança, primeiro tente o procedimento de socorro por, pelo menos, dois minutos, antes de chamar ajuda
_ Se estiver acompanhado, peça para que alguém chame ajuda, enquanto você inicia os procedimentos
_ Em caso de adultos, sempre chame socorro em primeiro lugar


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Linhas de ônibus que levam à UFSM terão alterações nesta sexta

Próximo

Rodovias da região têm fiscalização reforçada durante o feriado

Geral